A coleta é um ponto chave na gestão dos resíduos. É graças a ela que o lixo sai do gerador (residências e empresas) e segue até o destino mais apropriado. Realizar a coleta envolve uma série de desafios logísticos, que o Grupo Estre assume com aptidão, conhecimento e experiência.
A coleta é realizada de acordo com as características da região e/ou o tipo de resíduo.
Os resíduos sólidos urbanos (RSU) são coletados de forma manual e mecanizada, e transportados até o ponto onde terão destinação correta.
A coleta manual é a coleta mais comum e conhecida pela população, com os coletores recolhendo os sacos nas portas e colocando nos caminhões compactadores.
Dependendo das condições locais, pode ser feita a coleta conteinerizada. Nela, os coletores ou os próprios moradores levam o lixo até contêineres dispostos em pontos estratégicos. O caminhão então recolhe regularmente todo o conteúdo de uma só vez, evitando que os sacos sejam rasgados e o lixo suje as ruas. Esse tipo de coleta gera mais segurança para o coletor, agilidade na retirada do lixo e também pode baratear o custo do serviço.
Região sul: comercialsul@estre.com.br
São Paulo (capital e interior): comercialspi@estre.com.br
Demais regiões: comercial@estre.com.br
Outro serviço prestado é o de transbordo. Nele, é reunida uma grande quantidade de resíduos de diferentes regiões, a fim de baratear os custos do transporte até o aterro sanitário. Com esse serviço, é possível alcançar um preço competitivo mesmo quando o município gera uma baixa quantidade de resíduos ou está muito distante do aterro sanitário, que de outra forma teria custos muito altos para a gestão pública.
O Grupo Estre oferece ainda serviço de coleta seletiva, a depender das condições de cada município, e realiza assessoria para a implantação de cooperativas de reciclagem. Implanta e administra também os ecopontos, para onde podem ser levados resíduos que não devem ir para os aterros comuns (móveis e eletrodomésticos usados, lâmpadas e pilhas etc.).
Além disso, realiza a coleta de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS).